sábado, 13 de abril de 2013

México - "figurinha repetida" das Copas


O México disputa as eliminatórias para a Copa do Mundo pela CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe) e está no hexagonal-final com Panamá, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e Jamaica. Para a Copa-2014 classificam-se três seleções diretamente, mais uma vaga na repescagem. A seleção mexicana é a atual campeã da Copa Ouro (2011) e vai jogar a Copa das Confederações da FIFA-2013, evento teste para seis novos estádios no Brasil: Fonte Nova, Maracanã, Mineirão, Brasília, Castelão e Arena Pernambuco. Sua maior conquista está ligada ao Torneio Olímpico de Futebol, onde conseguiu a medalha de ouro em Londres-2012, derrotando a seleção brasileira que já acumula três pratas em Olimpíadas. O México foi campeão da Copa das Confederações da FIFA-1999 e possui seis títulos da Copa Ouro da CONCACAF. Participa da Copa América desde 1993 com dois vicecampeonatos (1993/2001).
É o quinto país em Copas do Mundo com 14 participações, incluindo uma como país convidado (1930) e duas como país-sede (1970/1986), superando a vicecampeã Suécia e o bicampeão Uruguai ambas com 12, assim como os campeões Espanha, França e Inglaterra, todos com 13 mundias (veja gráfico). Mesmo se classificando para a Copa do Mundo-2014 no Brasil, não mudará sua posição no ranking de participações, pois na quarta colocação está a Argentina. Com o Brasil já classificado (recordista com 20 Copas) a Argentina bicampeã mundial com 15 Copas, deve ficar com uma das quatro vagas das Eliminatórias Sulamericanas, restando ainda a 5ª vaga na repescagem com a Oceania, como aconteceu na Copa de 1994. Nas estatísticas, o México só perde o quinto lugar se não passar nas eliminatórias e as seleções da França, Espanha ou Inglaterra se classificarem pelas vagas da Europa. Sempre uma "quase" força nas Copas do Mundo, a melhor colocação do México foi o 6º lugar por duas vezes, exatamente, quando foi país-sede nos mundias de 1970 (Itália 4 x 1 México) e 1986 (Alemanha Ocidental 0 x 0 México; penaltis 4 x 1). No entanto, também possui a pior colocação da história das Copas, quando foi último lugar por três vezes em 1930/1958/1978. O México é a única seleção não-finalista (nunca passou das quartas-de-final) entre os “top 10 das Copas” que reúne as oito equipes campeãs, talvez pela hegemonia da seleção na CONCACAF, seguido pelos Estados Unidos com nove participações em mundias.
A cartela dos escudos de futebol de botão que desenhei foi baseada no uniforme home da Adidas, com detalhe das três listras das mangas em vermelho, usado pelo México na Copa de 2010, como também aparece no 2º uniforme black. Não fiz a escalação dos aztecas que jogam basicamente no esquema 4-4-2, com velocidade e força na marcação. Fica o destaque para o número 14 usado por "Chicharrito" Hernandez, craque do Manchester United e 10 para o brasileiro Giovani dos Santos. No botão, ficaria bem competitivo se adesivado nos times da Gulliver ou nas lendárias "lentes de relógio", leves e que encobrem facilmente o goleiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário