sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Botafogo-SP, do doutor Sócrates

Futebol de botão da Canindé comercializava times paulistas tradicionais

Caros leitores, aproveito a boa fase dos times do Interior paulista pra postar meu botão do Botafogo Futebol Clube. Tradicional clube de Ribeirão Preto, foi campeão do Primeiro Turno do Campeonato Paulista de 1977, diante do São Paulo, revelando o meia Sócrates para o futebol brasileiro, mais tarde, ídolo do Corinthians e da Seleção Brasileira. Original da marca Canindé, como não poderia faltar, o Botafogo-SP fez história nas partidas de botão do meu Estrelão. Uma das poucas fábricas que comercializavam times como, XV de Piracicaba, Ponte Preta, Portuguesa de Desportos, Londrina, Náutico e Sport Recife, por exemplo, usava o slogan "Único em acrílico" em destaque nas caixas amarelas. O botão era transparente, sem a cor predominante dos clubes e mais robusto do que os Gulliver da série Cristal. (encontrei na internet fotos do Santos da Canindé com botões vermelhos, bem estranhos...). Na série "Campeões do Brasil", os adesivos dos escudos eram simples, sem decoração ou numeração dos jogadores. Em Sorocaba, comprava esses botões num bazar de utilidades domésticas, ainda situado na Rua Sete de Setembro, porém, hoje em dia não vende mais jogo de botão. Sempre mais lentos, os botões da Canindé eram um pouco maiores e ganhavam o jogo nas divididas. Como era costume jogar sozinho, "fazia acontecer" os resultados, muitas vezes reeditando jogadas clássicas, ou seja, time pequeno poderia surpreender os grandes. Essa era a magia do futebol de botão, incluindo narração, reportagem e barulho da torcida!

Botafogo-SP original da Canindé: numeração artesanal
O Botafogo de Ribeirão Preto foi campeão do Torneio Internacional da Argentina nas edições de 1962, 1969, 1971 (vencendo o Boca Juniors por 5 a 3 em LaBombonera) e 1972. É um dos clubes do Interior que mais revelaram jogadores convocados para Seleção Brasileira, entre eles, Baldochi, Sócrates, Zé Mario, Raí, Cicinho e Doni. O doutor Sócrates treinava pouco no Botafogo (em parte, por cursar Medicina) e pensava suas jogadas sem rifar a bola nos 269 jogos pelo clube. Seu toque de calcanhar foi imortalizado: passes, dribles e gols. Jogou o chamado "futebol-arte" da Seleção Brasileira nas Copas de 1982 (Espanha) e 1986 (México) marcando 4 gols. O Botafogo foi vice-campeão Paulista em 2001, derrotado pelo Corinthians. No ano seguinte, foi rebaixado para Série A-2, voltando à elite paulista em 2009. Seu campo é o Santa Cruz, terceiro maior estádio particular do País, com capacidade para 50 mil torcedores, sendo palco do jogo Brasil 2 x 2 Polônia (1993). Faz o dérbi local contra o alvinegro Comercial, com vantagem de 21 vitórias, 17 empates e 9 derrotas, pelo Campeonato Paulista no período de 1959 a 2012. Tem a maior invencibilidade do confronto com 11 vitórias (1966-1977). Seu uniforme tricolor foi muito semelhante ao do São Paulo, nas duas versões: home (branco com listras horizontais em vermelho e preto com escudo no centro) e visitante (listrado em vermelho, preto e branco). Era confuso ver os uniformes de Botafogo-SP x São Paulo na tv, mas no futebol de botão, sobrava originalidade nesse time do Botafogo da marca Canindé.

Botões do Botafogo-SP da marca Canindé, da série Campeões do Brasil

2 comentários:

  1. Vlw meu amigo, meus parabéns pelas narrativas de sua coleção, juntamente com as fotos... Nos faz sempre lembrar com carinho da originalidade que somente os amantes do futebol de botão conseguem entender...
    Um grande abraço... Parabéns!

    Allan
    Loucos Por Futmesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Allan, fico satisfeito por tocar a memória dos "loucos", com os textos e imagens da minha coleção. Abração

      Excluir